PROGRAMA ARTE EDUCAÇÃO
PROJETO 1º SEMESTRE/2010
"PAZ NA FUNDHAS, COM RESPEITO ELA SE FAZ".
Unidade Sede II
Equipe da Unidade
Gestor: Edson Carlos Dias da Silva
Orientadora Pedagógica: Cristiane V. B. Silva
Professoras I: Fabiana Maria Rodrigues Lopes – Acompanhamento Escolar
Larimaia Fróes de Brito Almeida – Educacional
Tânia Aparecida Azevedo – Informática na Educação
Educadores Sociais/Técnicos: César Cruz - Educador Social Teatro
Daniela Tiemi Daniela Tiemi Educador social / Comunicação
Isa Rubiana Souza Cruz - Educadora social /Artes Visuais
Juliana Barros - Educadora Social em Orientação Profissional
Luciana Silva de Souza - Técnica agrícola/ Educação Ambiental
Manuelli Fernanda da Silva - Educadora social/ Dança
Problema/Necessidade/Desafio
A Unidade Arte Educação Sede, está inserida em uma instituição social, com o objetivo de contribuir para que as crianças e adolescentes possam construir sonhos e terem condições para chegar ao futuro desejado, promovendo o desenvolvimento integral diminuindo a vulnerabilidade social
A partir do projeto trabalhado no ano de 2009 “Sorria! Você está Sendo Filmado” que alcançou resultados positivos e grande aceitação por parte dos adolescentes, observou-se a necessidade de ampliação do mesmo, buscando trabalhar outros valores que melhorem o convívio entre eles, visando a resolução de conflitos, a prática da não violência e a cultura de paz, contribuindo assim, para a formação do adolescente.
JustificativaConsiderando que os direitos humanos são fundamentais para o pleno desenvolvimento do ser; este projeto trás a perspectiva de que sem eles não somos capazes de nos desenvolver e participar plenamente da vida. Em contra ponto a esta realidade, a promoção de uma cultura de paz em um ambiente educativo dá oportunidade de acesso e reflexão a estes direitos, assim como a educação para valores para a paz e construção da cidadania.
O projeto se norteará nos principais pontos do Manifesto 2000 (respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade), este documento é a favor da cultura de paz e não violência, em que a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o período de 2001 a 2010 a Década Internacional da Cultura de Paz e Não Violência para a juventude do mundo, onde milhares de pessoas se comprometeram a agir com tolerância, solidariedade e diálogo.
Objetivo Geral
Valorizar os gestos individuais e coletivos que promovam a não violência, partindo da lógica de que a soma de todos os pequenos e grandes gestos sintonizados em prol da paz, poderão contribuir para uma sociedade mais justa, de pessoas engajadas, estimuladas, solidárias e comprometidas com a construção de uma realidade em que a paz seja possível.
Objetivos Específicos
Núcleos Dança/Teatro
Respeitar a vida,
Rejeitar a violência
Respeitar a vida,
Rejeitar a violência
Construir um espaço de reflexão e valorização da vida, focando a dança e os jogos teatrais como expressão corporal;
Participar de atividades relacionadas ao movimento do corpo que ofereçam dificuldades semelhantes a dos portadores de necessidades especiais.
Valorizar a expressão corporal, vocal e emocional desenvolvendo a auto-estima e a capacidade de criação coletiva.
Núcleo de Artes Visuais
Redescobrir a solidariedade,
Preservar o planeta
Núcleo de Artes Visuais
Redescobrir a solidariedade,
Preservar o planeta
Utilizar das linguagens das Artes Visuais para contribuir no desenvolvimento integral dos adolescentes, respeitando os princípios democráticos na criação/redescoberta da solidariedade.
Promover ações que preservem o equilíbrio natural do planeta, buscando a conscientização do consumo consciente e a reutilização de materiais no enriquecimento do repertório artístico/cultural.
Núcleo de Comunicação
Ouvir para compreender;
Ser generoso
Núcleo de Comunicação
Ouvir para compreender;
Ser generoso
Trabalhar os temas citados acima através das mídias disponíveis na Unidade, em um contexto Educomunicativo.
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Conhecer a vegetação existente na Unidade Sede para posteriormente poder traçar ações para o melhor convívio em comum unidade, sempre respeitando o meio ambiente. (Conhecer para preservar).
Sala de Leitura
Sala de Leitura
Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como acolher interpretar e considerar as dos outros, contrapondo-os quando necessário.
Ser protagonista no processo ensino aprendizagem reconhecendo a educação formal como indispensável no seu desenvolvimento integral.
Empreendedorismo
Empreendedorismo
Vivenciar experiências que possam estimular o bom comportamento e postura em diversos ambientes e situações, fortalecendo a solidariedade e o voluntariado.
Informática na Educação
Informática na Educação
Refletir sobre os conceitos relacionados a “Cultura de Paz”, utilizando os recursos que a informática oferece, ampliando assim sua visão de mundo e melhorando o aprendizado.
Desenvolvimento
O projeto será trabalhado de forma interdisciplinar contando com as áreas de Acompanhamento Escolar, Educação Ambiental, Educação Física, Informática na Educação, Sala de Leitura e Orientação profissional e irá relacionar os principais objetivos do manifesto 2000, (que enfatiza a não violência) as atividades específicas de Artes Visuais, Comunicação, Dança e Teatro, onde cada núcleo desenvolverá temas que enfatizem a cultura de paz.
A metodologia irá iniciar a partir da recepção dos adolescentes na unidade com a “Semana da Celebração da Alegria”, onde serão propostas oficinas de arte com o tema “É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe”, momento em que será proposto o compromisso com a alegria e a paz em uma grande festa a fantasia, iniciando assim, a apresentação e levantamento de sugestões para o nome e desenvolvimento do projeto que irá contar com a pesquisa em diversas fontes relacionadas ao tema e poderá ter como estratégias: dinâmicas, interpretação de músicas, pesquisas de opinião, intervenções teatrais, registros audiovisuais, debates, apresentações de dança, visitas técnicas; atividades voltadas para a leitura e escrita, utilizando o dicionário da paz.
O projeto também irá propiciar aos adolescentes, conhecer a história de algumas personalidades que dedicaram suas vidas a resolução de conflitos e a cultura da paz como: Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Chico Mendes entre outros.
Desenvolvimento
O projeto será trabalhado de forma interdisciplinar contando com as áreas de Acompanhamento Escolar, Educação Ambiental, Educação Física, Informática na Educação, Sala de Leitura e Orientação profissional e irá relacionar os principais objetivos do manifesto 2000, (que enfatiza a não violência) as atividades específicas de Artes Visuais, Comunicação, Dança e Teatro, onde cada núcleo desenvolverá temas que enfatizem a cultura de paz.
A metodologia irá iniciar a partir da recepção dos adolescentes na unidade com a “Semana da Celebração da Alegria”, onde serão propostas oficinas de arte com o tema “É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe”, momento em que será proposto o compromisso com a alegria e a paz em uma grande festa a fantasia, iniciando assim, a apresentação e levantamento de sugestões para o nome e desenvolvimento do projeto que irá contar com a pesquisa em diversas fontes relacionadas ao tema e poderá ter como estratégias: dinâmicas, interpretação de músicas, pesquisas de opinião, intervenções teatrais, registros audiovisuais, debates, apresentações de dança, visitas técnicas; atividades voltadas para a leitura e escrita, utilizando o dicionário da paz.
O projeto também irá propiciar aos adolescentes, conhecer a história de algumas personalidades que dedicaram suas vidas a resolução de conflitos e a cultura da paz como: Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Chico Mendes entre outros.
Possíveis Parcerias
ASIM - Síndrome Hip Hop, dança com portadores de necessidades especiais.
Academias de dança – para que os adolescentes possam assistir ensaios.
Escolas Creches e instituições do entorno para apresentações artísticas.
Produto Final
Como sugestão dos profissionais, há a intenção de realizar apresentações artísticas na própria unidade e em locais externos, além de ações voluntarias na comunidade.
.No entanto, ao decorrer do projeto e a partir da sugestão e aceitação dos adolescentes, a equipe estará revendo de que forma irá apresentar as impressões dos adolescentes em relação ao projeto.
Avaliação
A avaliação será contínua, tendo em vista as várias áreas de capacidades do adolescente (cognitiva, motora, de relações interpessoais, de aceitação, etc...
Avaliar neste novo paradigma é dinamizar oportunidades de ação-reflexão em um acompanhamento permanente do educador e deste propiciar ao educando em seu processo de aprendência, reflexões acerca do mundo, formando seres críticos, libertários e participativos na construção de verdades formuladas e reformuladas.
Revisão do Projeto com enfoque nos objetivos da matriz.
A partir do segundo semestre, a equipe definiu que os principais itens a serem trabalhados em relação a matriz seriam : a redução das faltas e maior participação do dos adolescentes no programa, sendo assim ,as ações serão centradas em atividades de Arte Educação e Comunicação voltadas ao interesse da faixa etária, pensando sempre na participação, inovação, expressão, necessidade e ideais dos adolescentes.
Neste contexto, uma das principais ações realizadas foi a escolha do nome do projeto, além da instalação de uma caixa de idéias em que os adolescentes começaram a pontuar suas necessidades e dar suas sugestões a respeito de assuntos pertinentes ao tema “Cultura de Paz”, e que despertem interesse a sua faixa etária.
Desde o início do semestre, a equipe tem realizado atividades diferenciadas como aulas ao ar livre, sarau cultural, baladas, além da ativação da rádio Ação e a democratização da mesma, sendo veículo comunicativo utilizado pelos demais núcleos em benefício do projeto.
Referências Bibliográficas
DISKIN, Lia – Cultura de paz redes de convivência,SENAC, São Paulo,2009
DISKIN, Lia e ROIZMAN, Laura Gorresio - Paz. Como se faz? Semeando cultura de paz nas escolas Governo do Estado do Rio de Janeiro, Unesco, Associação Palas Athena,2002.
Dicionário da Paz – Elaborado pelos participantes do Curso a Distância Mediação de Conflitos Socioambientais, turma 2007
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