Visando o objetivo: Estimular a visão crítica a fim de identificar a violência nas situações do dia a dia e contribuir com a promoção de uma cultura de paz. No dia 24/03 foi realizado na sala de treinamentos a oficina "Cultura de Paz". Uma atividade feita em parceria com o projeto "Visão do Futuro", projeto que trabalha com os pais e/ou responsáveis que está sob a coordenação da assistente social Zilda e a Unidade/SEDE (profª Luciana). A oficina deu início da seguinte maneira:
Apresentação do tema
Integração dos trabalhos dos adolescentes do Arte Educação (Fanzine, cartazes e painel) que foram construídos neste semestre sobre o mesmo tema.
Vídeo de desenho do Pica-Pau.
Vivência sobre tipos de violência.
Apresentação do vídeo canção da criança.
Reflexão sobre a atividade realizada em grupo.
Avaliação através de verbalização no grupo e depoimento em vídeo.
Conforme a pauta iniciou-se com a exposição da temática e quanto ela é importante nas pequenas ações do dia a dia (às vezes somos violentos sem utilizarmos de agressões físicas). Os adolescentes do Arte Educação Sede, durante as aula de artes, interpretaram músicas infantis como: “atirei o pau no gato”, “boi da cara preta”, “o cravo brigou com a rosa” e as desenharam. Tais desenhos expostos, no ambiente com a finalidade de proporcionar uma reflexão a todos os participantes. Foi escolhida tal atividade, visto que mesmo ainda crianças e com cantigas “inocentes” todos tivemos e temos contato com a violência.
Foi exibido um desenho do Pica pau, os participantes foram estimulados a lembrar das cenas de violência existentes no desenho. Também houve reflexão sobre outros programas, brinquedos, jogos (vídeo game), gibis, uma vez que são utilizados por crianças e adolescentes de forma indiscriminada e sem a supervisão de adultos.
Em seguida foram feitos cinco grupos. Cada grupo recebeu por escrito um pequeno relato de uma situação em que havia violência, o grupo deveria pensar e escrever como a mesma situação ficaria sem a atitude violenta e apresentar para todos os participantes através de teatro de bonecos. Cada grupo construiu e apresentou sua história. Foi entregue aos participantes o Fanzine produzido pelos adolescentes que tinha como tema “......................” Após breve leitura, adultos e adolescentes falaram sobre o que mais lhes chamaram a atenção. Nesta hora os adultos refletiram e verbalizaram o quanto é importante se atentar para pequenas coisas do cotidiano que implicam na educação dos seus filhos. Todos assistiram ao vídeo canção da criança. Ao final houve um momento de reflexão sobre a oficina e os participantes que quiseram compartilharam com o grupo o que haviam vivenciado na oficina.
Alguns participantes adultos verbalizaram que se surpreenderam, pois não imaginavam que poderiam aprender com os adolescentes – o que aconteceu neste espaço.
Gente,
ResponderExcluirQue coisa maravilhosa... Realmente é um trabalho transdisciplinar...
Parabéns a todos ... profissionais da unidade, adolescentes e responsáveis pelo Projeto Visão do Futuro que soube ter um olhar diferenciado e aproveitar em reunião com os responsáveis...
Bjks
Arlete Nogueira