sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Projeto: Sorria! Você Esta Sendo Filmado

FUNDHAS

FUNDAÇÃO HÉLIO AUGUSTO DE SOUZA

PROGRAMA ARTE EDUCAÇÃO/

SEDE II

2º SEMESTRE DE 2009


Sorria: Você está sendo filmado!

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios,

por isso cante, dance, pule, ria e chore e viva intensamente

cada minuto de sua vida antes que a cortina se feche e a peça

termine sem aplausos”

(Charles Chaplin)

Justificativa:

A partir da avaliação dos adolescentes em relação ao projeto “Eterno Aprendiz” realizado no ano de 2008, observou-se o interesse dos mesmos em continuar trabalhando conceitos como respeito ao próximo e valores. No entanto a equipe percebeu que neste projeto seria interessante não focar somente as problemáticas encontradas no dia a dia como a dificuldade em conviver com a diversidade, que muitas vezes traz a intolerância e a violência, e sim valorizar as potencialidades dos adolescentes por meio de atividades que desenvolvam o protagonismo juvenil, a auto estima e a cidadania. Considerando a educação formal como parte fundamental neste processo sócio educativo.

O Projeto acontecerá de forma interdisciplinar contando com as áreas de Comunicação, Dança, Educação Ambiental, Educação Física, Informática na Educação, Sala de Leitura e Serviço Social e irá partir de ações vividas no cotidiano dos adolescentes utilizando registros em diversos formatos como, por exemplo: o audiovisual, promovendo assim debates e reflexões referentes à ética, convivência em grupo e projeto de vida.

Com base em tais reflexões, cada área planejará mensalmente atividades que enfoquem de que forma o mundo nos observa e julga nossas ações e como as mesmas refletem positivamente ou não na escolha e construção de um futuro.

O Projeto “Sorria! Você está sendo filmado”, traz consigo a percepção de que cada ser é único e que em sua individualidade, convive em um ambiente coletivo aprendendo a viver com a diversidade. Sendo assim, cada um pode ajudar a construir um mundo melhor, mesmo quando não se nasce em “berço de ouro”.

Neste contexto, além de contar com os relatos de ex- adolescentes da FUNDHAS, que superaram inúmeros desafios, uma das personalidades escolhidas para simbolizar o projeto foi a de Charles Chaplin, um dos atores mais criativos do cinema mudo, além de diretor, escritor e produtor de alguns de seus filmes, que apesar das dificuldades que viveu na infância, se tornou um dos astros mais importantes da sétima arte, além de ser um talentoso jogador de xadrez .

Objetivo Geral:

Construir junto aos adolescentes uma imagem positiva de si, o respeito próprio e ao próximo por meio de sua capacidade de escolha e realização de seu projeto de vida.

Objetivos Específicos:

Valorizar suas próprias potencialidades a partir de pequenas ações.

Realizar ações protagonistas, para que os mesmos sejam autores e atores de suas próprias histórias de forma positiva.

Participar de momentos de discussão e reflexão que pontuem a importância da educação para a construção de uma vida melhor.

Perceber a importância de seu papel na sociedade tendo a consciência e responsabilidade por seus próprios atos.

Compreender a escola e a FUNDHAS como espaços de formação e crescimento pessoal.

Público Alvo:

Adolescentes de 12 à 15 anos do Projeto Arte e Educação SEDE;

Equipe de profissionais da Unidade;

Comunidade.

Desenvolvimento:

As atividades serão realizadas em núcleos de forma interdisciplinar trabalhando os objetivos do projeto.

Educação Ambiental e Informática: Conservação e valorização sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, participando ativamente em ações como: separação correta do lixo, o não desperdício de copos descartáveis e alimentos e o consumo racional de água. Na informática essas atividades serão trabalhadas dentro de seus recursos tecnológicos.

Comunicação, Informática e Educação Ambiental: Conhecer sobre os diversos meios de comunicação e de que forma podem ser usados tanto de forma positiva ou negativa, além da cobertura de eventos da unidade, assim como registro fotográfico de situações que serão trabalhadas no andamento das atividades. Com o auxilio da Informática as atividades de Comunicação irão apresentar este trabalho através de jornais murais, fanzines e folders desenvolvidos pelos adolescentes.

Sala de Leitura, Dança e Informática: As atividades na sala de leitura são relacionadas ao entendimento e a prática do Protagonismo juvenil, incentivando a participação dos adolescentes nas atividades do Conselho Infanto Juvenil fazendo relações sobre o protagonismo de um filme ao da vida real. Juntamente com o profissional da área de dança e informática com o objetivo de incentivar a prática do xadrez, demonstrando a mesma como facilitadora na resolução de problemas e noções de espaço com movimentos corporais. As atividades de informática serão relacionadas a pesquisas na internet e utilização de outros recursos tecnológicos.

Educação Física: A Educação Física participará do projeto incentivando tanto a prática do xadrez na unidade, como também nas aulas de educação física e no fornecimento de material pedagógico em relação ao jogo para os demais profissionais.

Serviço Social: O Serviço Social irá colaborar com o desenvolvimento do projeto, através das abordagens de grupo que visam promover a resiliência e a superação das dificuldades relacionadas ao contexto sócio econômico e familiar e que tenham como tema central a valorização das potencialidades intrínsecas de cada indivíduo (adolescente).

Artes Visuais: Trabalhar as culturas relacionadas a arte, mostrando ao adolescente que eles possuem capacidade de construir seu próprio futuro, através de suas ações. Proporcionado momentos enriquecedores, desenvolvendo a valorização das amizades, respeito, construção do trabalho em equipe e desenvolvimento das habilidades que contribuem para o crescimento do grupo e individual.

Empreendedorismo: Despertar no adolescente o espírito do empreendedorismo através de suas habilidades propondo ações da construção da sua identidade e valorizando sua auto estima. Adquirindo conhecimentos relacionados a postura e atendimento ao cliente.

Procedimento Metodológico:

A metodologia deste projeto é considerar históricos de vida de personalidades e de ex-adolescentes da instituição/FUNDHAS, que acreditam em seus sonhos e construíram sua história de forma digna apesar das adversidades.

Serão utilizadas as seguintes estratégias de forma interdisciplinar:

Registros áudio visuais;

Debates;

Palestras;

Exibição de filmes

Parceria com o Projeto Maioridade

Abordagens grupais;

Visitas Técnicas;

Oficinas e Dinâmicas de Grupo;

Apresentações na Comunidade;

Pesquisas em diversas fontes;

Incentivo a prática do xadrez.

Participação na EXPO - FUNDHAS

Produto final:

Jornais Murais, Fanzines, Cartazes e Folders.

Confecção de jogos de xadrez a partir de materiais reutilizados, além do crescimento do número de participantes da prática do xadrez concluindo com torneios.

Confecção de cartazes incentivando a correta separação dos resíduos e combate ao desperdício de recursos naturais e bons hábitos de convivência coletiva.

Produção de coreografias realizadas pelos adolescentes a partir das movimentações do xadrez.

O surgimento de lideranças positivas e membros do CIJ (Conselho Infanto Juvenil) mais atuantes na unidade e na instituição.

Avaliação:

O andamento do projeto será avaliado a partir da aceitação e do envolvimento dos adolescentes nas atividades propostas, que serão observadas e discutidas em reuniões de equipe. Se necessário serão realizadas discussões de caso juntamente ao Serviço Social, revisão do projeto e replanejamento das atividades.


Equipe

Adriana de Fátima Neves da Silva - Educadora Social/Artes

Alik Regiane Richter Domingos - Instrutora de Comunicação

Amanda Sanchez Ferreira - Estagiária de Educação Física

Andréa - Estagiária do Serviço Social

Cristiano - Estagiario de Educação Física

Daiane - Estagiária do Curso de Pedagogia

Felipe Rogério Ribeiro - Estagiário de Educação Física

Larimaia Fróes Almeida - Professora da Sala de Leitura

Lucimara - Estagiária de Educação física

Maria Clara - Estagiária do Curso de Pedagogia

Manuélli Fernanda da Silva - Instrutora de Dança

Luciana Silva - Técnica Agrícola (Educação Ambiental)

Pedro Henrique Ribeiro - Estagiário de Educação Física

Rodrigo Santiago - Coordenador de Educação Física

Sandra Tursi - Instrutora de Oficina Escola de Auxiliar Administrativo e Comercial

Tânia Azevedo - Professora de Informática na Educação

Seuma Verônica - Chefe de Divisão Programa Arte Educação

Silmara Teixeira - Assistente Social

Cristiane Regina Barreto - Orientadora Pedagógica

Arlete Nogueira - Supervisora Pedagógica do CRDT

Edson Carlos Dias da Silva - Gestor da Unidade

4 comentários:

  1. Oi Taninha!
    Seu Blog está lindo. Parabéns!!!
    As fotos estão muito bonitas. Beijossssss.

    ResponderExcluir
  2. Oi Taninha !
    Nunca tinha visto um blog bonito como o seu, que além de apresentar uma excelente estética, também é rico de informações importantes para os alunos e professores.
    Parabéns !!

    Denis

    ResponderExcluir
  3. Taninha estou amando!
    Vou colicar as minhas atividades também

    ResponderExcluir
  4. Taninha Parabens!
    Está muito legal o blog!
    Adorei ver as atividades e a fala dos adolescentes. Muito Bom!

    Beijinhos!
    Camila Rosa

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!
Faça comentários construtivos e com respeito.
Gracias...
Volte sempre!